O processo de envelhecimento é individual e está associado a diversos fatores como a idade, a genética, as vivências familiares, a profissão exercida, vivências socioculturais e a saúde física e mental. O envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida do ser humano, caracterizado por alterações neurológicas e fisiológicas, que se repercutem na diminuição do funcionamento sensorial, cognitivo e motor.
A estrutura residencial tem um papel bastante importante na prestação de cuidados e deve agir num contexto humanizado e personalizado a cada caso, de acordo com as necessidades de cada utente, tendo por base os seus direitos e interesses.
Estas estruturas têm o papel de estimular as funções cognitivas e físicas, fomentar a participação social e promover a saúde e o bem-estar de todos os residentes.
“A velhice não é a conclusão necessária da existência humana, é uma fase da existência diferente da juventude e da maturidade, mas dotada de um equilíbrio próprio e deixando aberto ao indivíduo uma gama de possibilidades.”
Simone de Beauvoir